Quem somos

Você sabia que o Instituto de Yoga Clássico de Campinas foi fundado em 1992? Nessa época, já tínhamos a missão de difundir os preceitos do Yoga clássico na cidade, levando em conta o estilo de vida ocidental moderno, sem descaracterizar a tradição e os valores filosóficos de sua origem na Índia. 


Tem sido uma alegre jornada de compartilhamento: acreditamos que o ensino do Yoga deve respeitar a natureza interna de cada pessoa para despertar o autoconhecimento de forma suave e progressiva e proporcionar uma nova perspectiva de vida.


Por isso, o Instituto oferece aulas de diversas linhas de prática de Hatha Yoga, proporcionando um equilíbrio físico, mental e emocional a todas as pessoas interessadas nesse caminho milenar de bem estar e crescimento espiritual. Para esses momentos, contamos com salas amplas e acessórios especiais para a prática, além de um grande jardim que harmoniza o ambiente e deixando-o propício para um momento de calma e paz.


Venha praticar com a gente!

Sobre o Instituto de Yoga Clássico de Campinas

Nossos Professores

Angela Lopes - Yoga Classico Campinas

Angela Lopes

Graduou-se em 1991 em Psicologia pela PUC Campinas. Desenvolveu vários trabalhos na área de Consultoria em RH e Treinamentos.

Atualmente, direciona seu trabalho somente para a área clínica, fazendo atendimentos individuais adultos e adolescentes.

É instrutora de Yoga desde 1997, formada pelo Instituto de Yoga Clássico de Campinas.

 Possui várias especializações, cursos e intensivos em: Yin Yoga, Meditação, Iyengar-Yoga, Yoga para Gestante e Crianças, Correção Postural, Yoga Terapia Hormonal para Menopausa, Pranayamas, Sattva Yoga, Yogaterapia para várias doenças e Ashtanga Vinyasa Yoga pelo Ashtanga Yoga Studio de Porto Alegre.

Participou de práticas e workshops de Ashtanga Vinyasa com alguns dos discípulos mais antigos e reconhecidos mundialmente de Sri. K. Pattabhi Jois, como Lino Miele (Ashtanga Yoga Italy), Manju Jois (filho mais velho de P. Jois, Los Angeles, Califórnia), Lucy Martorella (Hawai), Sara Duboi (Ashtanga Yoga Atibaia), Matthew Volmer (Ashtangaspirit, Rio de Janeiro), Sharmila Desai (Índia), Johnny Haag (Samatva Yoga), Laura Miguel (Ashtanga Yoga Porto Alegre) e Cathia Karin Houser e Maurício Wolf (Mangalam Yoga Studio, Porto Alegre) para seu desenvolvimento e aprendizado constante. 

Instrutora de Hatha Yoga, Yin Yoga, Ashtanga Yoga (praticante e aluna de professores mais experientes) e Meditação.

Ministrou aulas em diversos workshops de integração e reciclagem de Yoga. Atuou também pela Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Paulínia, no 17º ENEP, na Semana do Yoga do SESC Piracicaba, Encontro de Yoga do Circuito das Águas Paulistas. Durante 13 anos participou do evento Yoga é Luz, realizado no SESC Campinas.

Foi vice-presidente do Sindyoga, ajudando na preservação da tradição da prática no Brasil.

Recebeu iniciação sobre prática pessoal em Hatha Yoga e Meditação do Swami Tattwaratnananda Saraswati desde 1999.

Palestrou no 1º Seminário de Yoga promovido pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, participando atualmente dos grupos de estudo de Yoga da Unicamp formados após esse evento.


Elizabeth Green - Yoga Classico Campinas

Elizabeth Green

Pedagoga por formação, com especialização em pedagogia curativa  fundamentada pela antroposofia. Durante anos vem se aprimorando na sagrada arte de ensinar.

Iniciou seu caminho nas filosofias orientais em 1989 com as práticas de Tai Chi Chuan,  Lian Gong, e Chi Gong. 

Durante anos este conhecimento a levou a vários retiros e práticas diárias de movimentos corporais e respiração consciente, inclusive se permitindo monitorar grupos em Campinas e região. Em meados de 2004 o Yoga entrou em sua vida de uma forma intensa e verdadeira.

Na ânsia por aprofundamento finalizou a formação em prof. de Yoga em 2008,  onde atua com aulas de Hatha,  crianças,  alunos especiais, vestibulandos, gestantes, baby yoga e aulas personalizadas.

Segue aprendendo iyengar e alinhamento com Sandro Bosco e Renato Turla; Prana Shakti, Sattwa Vinyasa e Dynamic yoga com Gustavo Ponce; Vinyasa e Filosofia com Laura Packer; Massagem Terapêutica,  Shantala e Toque da Borboleta com Conceição Reis, e Kundalini com Rosa Maria Bolzas Escolano, entre outros.

Promove eventos e retiros onde vivencia os 4 elementos e tem a oportunidade de praticar os 108 Suryas em meio a natureza. Suas práticas se caracterizam por expandir a consciência no plano físico, mental, emocional e espiritual, desde uma prática forte e exigente - respeitando os níveis de cada praticante - e a suavidade justa que permite integrar corpo e mente com cada respiração, observar o momento presente, desenvolver a aceitação, vivenciar a entrega e habitar sua verdadeira natureza.

Rogério Montibeller - Yoga Classico Campinas

Rogério Montibeller

Pratico yoga no Instituto de Yoga Clássico de Campinas desde 2009, com o Professor Paulo Camargo, fonte de inspiração para manter a prática e aprofundar os estudos. Por indicação do Paulo, em 2010, busquei orientação do Professor Sandro Bosco, coordenador do Curso de Formação de Professores “Aprendendo a Ensinar Yoga”, Yoga Dhamm, SP, onde aprofundei minha prática em Iyengar Yoga. Concluí o curso em 2013, com aproximadamente 600 horas de carga horária e decidi continuar praticando em São Paulo com o Professor Sandro até 2019. Neste período fui convidado por ele para dar assistência em aulas, ministrar aulas de Iyengar Yoga e também aulas de anatomia aplicada ao Yoga.

Tive também a feliz oportunidade de conhecer e praticar com o Professor Renato Turla, que esteve em 2010 no Instituto de Yoga Clássico de Campinas para um curso de “Construção e Desenvolvimento Fisiológico do Asana” e também com o Professor Gustavo Ponce em um curso livre de “Prana Shakti Yoga, Sattva Vinyasa Yoga e Dynamic Yoga”.

Muito grato também pela oportunidade de ministrar, juntamente com a Professora Angela Lopes, da palestra “Ashtanga Yoga e Iyengar Yoga”, no Primeiro Seminário de Yoga na Unicamp “Corpo e Transcedëncia”, em março de 2018.

Em 2014 fui convidado por Paulo para ingressar como professor no Instituto de Yoga Clássico de Campinas. Além da experiência e amizade que conquistei, com professores e alunos, durante esses anos, também tivemos a feliz oportunidade de poder oferecer o espaço do Instituto para realizar meditações em grupo e encontros de alunos antigos de Meditação Vipassana.