A prática intensa do Ashtanga Yoga

Por: Angela Lopes

É uma prática de Yoga fluída que desenvolve força e flexibilidade, proporcionando  uma mente mais clara e calma. Através do ensino tradicional todas as pessoas podem aprender o método e praticar.

O Ashtanga Yoga estilo Mysore é a maneira tradicional de se aprender, onde o ensino é feito aos alunos respeitando suas diferenças de corpos, ritmos e vida. A memorização das posturas faz parte do método. A beleza das aulas nesse estilo é que alunos de diferentes níveis podem praticar no mesmo grupo, lado a lado, pois cada um segue seu ritmo, desenvolvendo uma construção gradual e sólida da sua prática.

Aula dinâmica que produz grande calor e suor auxiliando na desintoxicação do corpo e promovendo um estado de tranquilidade e bem estar, se praticado segundo a ordem de sua sequência. Respeitando seus limites, com disciplina e regularidade o praticante pode atingir estabilidade física e mental levando a percepção de transformações sutis em todo o seu ser.

É uma prática intensa e muito envolvente, onde a respiração é o coração da prática. Seu grande divulgador foi Sri. K.Pattabhi Jois (1915-2009) que ensinou durante 70 anos em seu instituto de yoga na Índia.