O yoga se torna yogaterapia quando é direcionado a corrigir algum desequilíbrio no organismo. Yogaterapia Hormonal é direcionado a corrigir a diminuição da produção de hormônios femininos na menopausa e a amenizar os seus sintomas.
Através de uma sequência de asana (posturas), pranayama (exercícios respiratórios) e técnicas energéticas, essa prática age elevando de forma natural o nível hormonal no organismo feminino, trazendo grande melhora aos sintomas da menopausa tais como: ondas de calor, depressão, irritabilidade, insônia, enxaqueca, memória fraca e tantos outros causados pela baixa hormonal, dando energia, vitalidade e disposição a quem a pratica.
Desde os 45 anos a atividade dos ovários começa a diminuir. O ideal é que a mulher já começasse a se cuidar preventivamente por volta dos 40 anos, preparando o organismo para uma menopausa tranquila. Yogaterapia Hormonal também é indicado para as mulheres que têm dificuldade para engravidar, ovários policísticos, hipotireoidismo, hipertireoidismo (essa técnica tem se mostrado eficaz no sentido de equilibrar a função da glândula tireoide).
O organismo feminino está continuamente passando por transformações, e cabe as mulheres adotar uma atitude positiva e criar condições para que a baixa hormonal seja suave e não prejudique a saúde e o bem-estar nessa fase de adaptação.
Cristina Maria Marchesi
Fonte: apostilas das professoras Dinah Rodrigues e Lúcia Mórgon