Entenda o conceito de Vedanta

Os Vedas são a base de uma grande tradição cultural, filosófica e religiosa que tem sido preservada na Índia há muito mais de 8.000 mil anos. São escrituras de sabedoria sagrada do hinduísmo. Os Vedas são um meio de conhecimento que trata fundamentalmente de dois temas: rituais e a identidade entre o indivíduo e o Todo. 

O Vedanta é um conhecimento encontrado na parte final dos Vedas e que não envolve os rituais. Vedanta é autoconhecimento. Você se reconhece como um Ser completo, pleno. Quando estamos felizes, nós nos sentimos completos, não precisamos de mais nada. Essa é a nossa natureza. A nossa ignorância é nos vermos como limitados, presos ao nosso corpo e mente. Quando nos vemos como somos e as coisas como elas são, isso é chamado de Vedanta.

O estudo do Vedanta vai nos levar a um questionamento dos nossos valores, das nossas atitudes, da nossa visão da realidade da vida. No processo, nós vamos lidar com a mente, entender melhor como ela funciona. Vamos também, questionar a nossa relação com o universo e o seu criador: Deus. Vamos lidar com vários temas, mas o tema principal do estudo de Vedanta é a descoberta do Ser pleno, completo e feliz que já é cada um de nós.

Quem eu sou? Quem de fato eu sou? Qual a minha natureza essencial?

Vedanta nos leva a estes questionamentos passo a passo, com o auxílio das escrituras e de um guru, na descoberta deste Ser essencial, que eu descubro nos momentos de felicidade.

Eu sou esta felicidade. “EU SOU ESTE SER PLENO” é o ensinamento de Vedanta. Vedanta é o meio de conhecimento deste “EU” pleno e feliz. Somente conhecendo este “EU” que é pleno, livre de toda limitação, é que posso estar bem comigo mesmo e com o mundo ao meu redor. Se eu quero realmente ser feliz, preciso reconhecer que tenho que encontrar esta felicidade em mim mesmo, independente das situações.

Se me vejo como o Ser pleno que eu realmente sou, em qualquer situação, a plenitude será a minha base, o meu refúgio. Assim eu posso lidar com qualquer situação. Não preciso concordar com tudo, mas posso aceitar as coisas como são. Não preciso ser amigo do mundo inteiro, mas posso aceitar as pessoas como são, pois é assim que elas conseguem ser. Eu não preciso modificar o mundo, mas se alguém quiser mudar, eu posso colaborar. EU estou bem porque eu sou um Ser pleno, eu sou a felicidade. 

O convite do Vedanta é tirar todos os conceitos e permanecer no “EU SOU”, no “SER PLENO”. Moksha significa liberdade. Liberdade para ser o que você é. O estudo do Vedanta não vai tornar você livre. Ele vai mostrar que você já é livre.

Passo a passo o Vedanta vai mostrar que cada um é em si mesmo a felicidade que nos habituamos a buscar no mundo. A felicidade não existe fora de mim. A felicidade não é diferente de mim. Compreendo que a felicidade é a minha natureza essencial. Tudo o que necessito está em mim. Estudando Vedanta chegamos a seguinte compreensão:

EU SOU A FELICIDADE PLENA

Cristina Maria Marchesi

Fonte: textos de Glória Arieira e Swami Dayananda