Conheça o pioneirismo do Iyengar Yoga

Iyengar Yoga é uma modalidade de yoga que prioriza o alinhamento estrutural nas posturas e difere de outros estilos pela precisão que é buscada em todos os asanas, pelas sequências que objetivam um determinado resultado e também pelo uso de acessórios, que ajudam a alcançar certos movimentos ou intensificam outros.

Numa aula de Iyengar os desalinhamentos e erros são ativamente explicados e corrigidos, priorizando o movimento correto e atenção aos detalhes em detrimento da quantidade, ou seja, mover-se pouco em uma determinada posição na direção certa é melhor do que mover-se mais em várias direções. A permanência na postura por um tempo maior permite que se faça as correções necessárias, que os músculos relaxem e alonguem e treina também a consciência corporal.

Iyengar foi o pioneiro no uso de acessórios, como almofadas, bancos, blocos, cintos, cadeiras, que funcionam como auxiliares, permitindo que os iniciantes experimentem asanas mais facilmente e completamente do que seria possível sem vários anos de prática. Os acessórios também permitem que alunos idosos, cansados, doentes ou com outras limitações físicas experimentem os benefícios de uma variedade maior de asanas através de métodos totalmente "suportados" que exigem menos esforço muscular.

A prática regular de Iyengar Yoga, com foco no alinhamento e na permanência nos asanas, proporciona em pouco tempo mais vitalidade e saúde para o corpo e uma mente calma e focada, requisitos essenciais para fazer frente às vicissitudes dos dias atuais.