Entenda melhor o Hatha Yoga

Yoga é um vocábulo sânscrito que se origina da raiz yuj, que significa “unir, juntar, religar”. Nos textos da tradição do Yoga, a palavra “Hatha” é compreendida como a união de “ha”, sol e “tha”, lua. Assim, Hatha Yoga trata da união ou integração de opostos como masculino e feminino, mente e corpo, matéria e espírito. Hatha Yoga é frequentemente descrita como a disciplina do desejo, ou o Yoga da força de vontade. 

A meta do Yoga seja qual a linha ou abordagem utilizada é atingir a iluminação da consciência. Hatha Yoga é um caminho de autodesenvolvimento que faz uso do corpo físico como instrumento de acesso a um estado de paz, equilíbrio e plenitude. Alicerçado em tradições milenares o Yoga traça um mapa onde todo aspirante pode, através do devido uso dessa ciência e suas técnicas, experienciar um estado de união entre mente, corpo e espírito. 

Esse precioso conjunto de conhecimentos transmitidos por grandes mestres através da relação mestre-discípulo é cada vez mais reivindicado e incorporado à rotina da sociedade contemporânea como um legado acessível a todos. Falamos de ensinamentos e práticas universais que beneficiam os seres humanos em todos os níveis. Devemos muito a esses antigos yogis, que baseados na observação profunda de suas experiências e usando seus corpos como laboratório trouxeram a luz esse sistema de desenvolvimento da consciência.

 

O Hatha Yoga pressupõe que mente e corpo são um. Através de uma rotina de práticas constrói-se aos poucos uma mente mais fortalecida e flexível. Os desafios e padrões trabalhados e acessados durante a disciplina física são estendidos para a vida cotidiana e experimentamos uma melhor condição de lidar com aquilo que podemos e o que não podemos mudar em nossas vidas.

Em uma aula de Hatha Yoga utilizamos posturas corporais (asanas), respiração (pranayama), concentração, meditação, relaxamento. 

A prática de asanas confere equilíbrio mental e evita a inconstância da mente. Trazem agilidade, flexibilidade, equilíbrio, resistência e grande vitalidade ao corpo, estimulam músculos, nervos e glândulas. Originalmente foram criados para desenvolver a estabilidade do corpo/mente com vistas à meditação. 

Pranayama é a ciência da respiração.  Um padrão rítmico lento e profundo de respiração fortalece o sistema respiratório, acalma o sistema nervoso e abranda a ansiedade. 

Pesquisas recentes demonstram que uma rotina de meditação desenvolve a concentração, memorização, habilidades mais apropriadas ao relacionamento humano, melhora do sistema cardiovascular, pode reduzir pressão arterial, ativa sistema imunológico, reduz a dor e estimula neurotransmissores benéficos relacionados a relaxamento, bem-estar e felicidade.

Em uma prática de Hatha Yoga é percorrido um caminho aonde o praticante vai acessando cada vez níveis mais sutis da mente/corpo rumo a uma experiência de união. A flexibilidade é consequência de espaços internos que se abrem e liberações de estagnações a nível físico/energético. A força caminha junto ao resgate da confiança. A respiração de melhor qualidade traz a vitalidade e nutrição a todos os sistemas. Pouco a pouco um novo corpo/mente é construído beneficiando músculos, articulações, órgãos, sistemas, energia, mente. Tendo por fim o aperfeiçoamento do corpo e da mente e a utilização das imensas potencialidades que dormem no homem e ele desconhece. Professor Hermógenes.

O Hatha Yoga tornou-se mais popular nos dias de hoje por causa da sua contribuição para a manutenção da saúde do corpo e da mente. O aspecto terapêutico do Hatha Yoga ficou popular por sua eficácia em tratar com êxito os problemas de saúde que provém do modo estressante da vida atual. Observações científicas e informações clínicas destacam a utilidade terapêutica das técnicas de Hatha Yoga em certos distúrbios psicossomáticos. 

Em tempos atuais onde as exigências internas e externas emergem somatizadas em desequilíbrios e doenças torna-se urgente esse caminho de volta, caminho que intuitivamente todos conhecemos, caminho de paz, plenitude, união, caminho de Yoga.

Carol Vicente

FILHO, José Hermógenes de Andrade. Autoperfeição com Hatha Yoga. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GAMA, Uberto, YAMADA, Elisabeth. Arte, Filosofia e Técnica do Vidya Yoga. São Paulo: Ícone, 1996.

IYENGAR, B.K.S. Luz sobre o Yoga. São Paulo: Pensamento, 2016.

MARSCHNER, Cintia. A meditação laica: de A a Zen. Curitiba: edição do autor, 2016.

SOUTO, Alicia. A essência do Hatha Yoga. São Paulo: Phorte, 2009.